Sunday, May 27, 2007






Convite à Reflexão...




"O verdadeiro problema não é o de saber se viveremos depois da morte, mas o de sabermos se estamos vivos antes de morrer. Se existir em nós essa grandeza de espírito, essa capacidade de irradiar e testemunhar os valores e essa fonte que jorra, a morte será progressivamente vencida." - Maurice Zundel.




Há necessidade de grandeza na vida de hoje. E não é da grandeza externa da ostentação, mas da grandeza simples e invisível da Amizade fraterna, da Alegria luminosa e da Generosa partilha.


Há necessidade de nos transcendermos em cada momento em busca de uma perfeição que não visa afastar-nos dos demais, mas, pelo contrário, conseguir aproximar-nos de todos os seres.


Há necessidade de uma vida mais VIVA com a morte a servir apenas de chamada de atenção para uma maior plenitude do SER.




Isabel


(Foto de Isabel)

Sunday, May 20, 2007




Fomos desafiados para aderir à campanha do "MEME"!


Eis o nosso:


“Observa-te, e descobre em ti o Universo.

Encontra no teu Coração a semente da Bondade

e cuida dela, para que cresça

até que o seus Ramos te refresquem

e os seus frutos te saciem a Alma.”


EFEITO DE ESTUFA

“... Frederic Lenoir – Pode explicar-nos, mais precisamente, em que consiste o famoso “efeito de estufa”, que a atmosfera exerce sobre o nosso planeta?

Hubert Reeves – Para acelerar a germinação das suas sementes na Primavera, o jardineiro põe-nas em “estufa” cobrindo-as como uma placa de vidro. A luz amarela do Sol atravessa o vidro, em seguida é absorvida e transformada em calor pela terra, que vê a sua temperatura aumentar. Esta terra desenvolve calor por radiação infravermelha que a placa de vidro não deixa passar, porque ela é transparente para os fotões amarelos mas opaca para os fotões infravermelhos. É este fenómeno o responsável pelo efeito de estufa.

Ora passa-se o mesmo com a Terra. O gás carbónico, o vapor de água, o metano e muitos outros “gases de efeito de estufa” formam uma camada que faz as vezes da placa de vidro. Como resultado, a temperatura à superfície da Terra aumenta.

É interessante notar aqui que a aparição da vida no nosso planeta está estreitamente ligada a este fenómeno. Sem a presença dos gases de efeito de estufa na nossa atmosfera, a temperatura média à superfície do globo seria de -15º.C, portanto, abaixo do ponto de congelação da água.

Mas, isto ainda não é tudo: quando a Terra nasceu, o Sol era mais frio do que agora, a sua cor era mais próxima do laranja do que do amarelo contemporâneo. Como consequência, a quantidade de energia solar recebida na Terra era menos (75% da quantidade actual). Sem o efeito de estufa dos gases atmosféricos, a água ter-se-ia mantido gelada como sobre os satélites de Júpiter.
...”

Hubert Reeves no livro “A Agonia da Terra” – Editora Gradiva
Hubert Reeves é astrofísico

Comentário:
O Planeta Terra está doente. Porquê? Porque a maior parte da humanidade está doente mentalmente. Por causa da questão do poder, do querer ter mais do que é necessário, e da subjugação que é exercida por uma parte da Humanidade sobre os outros, com vista a perpetuar este ciclo vicioso.
Urge mudar. E como? E quem efectua a mudança? Quem, perguntamos nós? Quem a não ser nós mesmos e como, a não ser começando com cada um de nós?

José António

Segundo Hubert Reeves, o efeito de estufa tem sido necessário para tornar POSSÍVEL a vida na Terra. Mas, como tudo quanto caracteriza a Humanidade, houve uma utilização exagerada e egoísta dos meios e recursos da Terra tendo como único objectivo um crescimento desmesurado e não sustentável. Assim, não é o “efeito de estufa em si” que está mal – sem ele, não teriam sido criadas as condições fundamentais para o surgimento da Vida no Planeta, desde as células às plantas, aos animais e ao Homem – mas antes o que nós temos vindo a construir e que se arrisca a transformar um “efeito de estufa” benéfico e essencial, num efeito de estufa destruidor e fatal.

Entre as duas posições esteve a FALTA DE DISCERNIMENTO DO HOMEM.

Urge compreendermos que não é possível CRESCER DESMEDIDAMENTE e a QUALQUER PREÇO num mundo com RECURSOS LIMITADOS.

Ilimitada, deverá ser a Vontade e a Imaginação para resolver estes e outros problemas. Ilimitado também, deverá ser o Amor e a Boa Vontade – não só para com os Homens, mas para com todos os Seres.

Isabel

(Foto de Isabel)

Sunday, May 06, 2007



COMO ESCOLHEREMOS VIVER???


"Os humanos são as únicas criaturas que têm a capacidade para ressoar com todas as outras criaturas e objectos encontrados na natureza. Podemos falar com tudo o que exite no universo. Podemos emitir energia, e também receber energia em troca. Contudo, esta capacidade é uma espada de dois gumes. Quando as pessoas agem por avidez, emitem uma energia que serve para destruir a harmonia da natureza.


A conspurcação da nossa Terra é o resultado de uma fome inexorável de conforto e da satisfação de todos os desejos, iniciada pela revolução industrial. Isto conduziu a estilos de vida de consumo em massa que ameaçam gravemente o ambiente global.


Iniciámos um novo século, estamos numa altura da história em que temos de fazer fortes mudanças na forma como pensamos. Só os seres humanos podem ressoar com o resto do mundo e é por isto que é tão essencial que alteremos a nossa forma de pensar, para que possamos viver em harmonia com a natureza e não continuarmos a destruir a Terra. A vibração que damos à Terra e o tipo de planeta que criamos depende de cada um de nós.


Como é que vai escolher viver a sua vida?


Se encher o seu coração de amor e gratidão, irá encontrar-se rodeado por imensas coisas que pode amar e agradecer e pode ainda ficar mais perto de desfrutar a vida com a saúde e a felicidade que procura. Mas o que irá acontecer se emitir sinais de ódio, descontentamento e tristeza? Então irá, provavelmente, encontrar-se numa situação que o torna odioso, descontente e triste.


A vida que você vive e o mundo em que vive, dependem de si."



Dr. Masaru Emoto - Mensagens escondidas na água - Estrela Polar




Comentário de José António:
Todos os nossos pensamentos, acções ou mesmo omissões, estão impregnados da energia que existe no Universo, que está em nós e da qual provimos. De acordo com as nossas atitudes e vontade, essa energia poderá tornar-se negativa ou positiva. Está nas nossas mãos o poder de direccioná-la de forma ética. A transformação do mundo depende da atitude de todos e de cada um de nós.
Comentário de Isabel:
Segundo o autor do livro mencionado, até a forma como pensamos e as palavras que utilizamos têm um impacto real no nosso bem-estar. Se assim for - e deve ser relativamente fácil para cada um por esta verdade à prova no seu dia-a-dia! - bastará remodelar a nossa escolha de "estados de espírito" e de vocabulário para começar a poder surgir uma atmosfera diferente na nossa vida. Essa disposição benéfica e positiva, vai certamente ajudar-nos a transmutar as coisas difíceis, a aceitá-las e a partilhar as dificuldades dos outros. A pouco e pouco, espalhar-se-á à nossa volta uma atitude diferente... E mesmo que a transformação não se dê logo, veremos a diferença - em nós próprios.

(Foto de Isabel)