Sunday, January 29, 2012



Haverá algo mais importante do que aprender, ensinando, a abrir as portas da nossa Alma e de quantos nos rodeiam?

Uma Amiga, que recentemente veio ao nosso outro blogue "Poesia Viva", fazer um APELO, está a colaborar, no Brasil, com um projecto de ensino, na Escola onde é Professora.

O José António deixou, no blogue dessa Amiga, a Maria Delfina, esta belíssima poesia:

 ENSINAR E APRENDER


Há lá coisa mais bonita

Do que ensinar e aprender

É uma coisa tão catita

Não se confunde TER e SER



Cada um dá o que tiver

Unindo duas sabedorias

Às vezes sem nada dizer

Partilham-se as alegrias



Todos aprendem e ensinam

Basta que haja vontade

E assim todos se mimam

Ao encontro da Verdade



Verdade que não é minha

Mas também não será tua

O que é que ia e vinha

Mesmo para o meio da rua?



É um segredo bem guardado

Está no íntimo dos corações

Para deixar de estar fechado

Há que dissipar as ilusões



Não há mais o meu e o teu

Não há isso da propriedade

Não existo apenas só eu

Mas a eterna universalidade



O UNO em muitos se desdobra

Numa imensa eterna variedade

Aprender e ensinar não se cobra

Descobre-se na solidariedade

José António



Eu gostaria de deixar aqui o link para os dois blogues da Delfina, para que possam visitar também.
 
 


  http://ler-com-prazer.blogspot.com/
 
 
 
Isabel

15 comments:

Del Rodrigues said...

Obrigada Isabel e José Antonio pelo seu carinho.Fiquei muito emocionada pelo mensagem de vocês. Fico muito feliz em ver que ainda existem pessoas que estão dispostas a doar um pouquinho do seu tempo, para ajudar as outras...coisa que está se tornando rara,infelizmente,no mundo de hoje.
Você disse que não conseguiu postar o recado no texto, porém vi um recado nete exato momento de uma pessoa chamada Isabel e que é artesã de Portugal.Por acaso foi você? Se caso não foi, tente depois de novo, isso está acontecendo porque a página está tendo muitas visitações. E se não for pedir demais poste o poema do José lá com os comentários.
Ah! Obrigada pelo poema....adorei e com certeza irei usá-lo em uma postagem no meu blog. Adoro seu País, estive aí a alguns anos atrás e fiquei três meses, encontrei muitas pessoas gentis e hospitaleiras. Meus pais são portugueses, assim como meu marido(ele veio com 11 anos para o Brasil)...eu e meu filho (22 anos) somos brasileiros.Nunca mais pudemos voltar a Portugal, pois meu pai adoeceu e faz hemodiálise aqui e não pode mais viajar. Quem sabe um dia...Fique com Deus! Vamos manter contato.Beijocas.Paz e Luz !!!
Ah! meu e-mail é delante@oi.com.br (se quiser me escrever).

"Existem momentos inesquecíveis,
coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis".

Del Rodrigues said...
This comment has been removed by a blog administrator.
Isabel José António said...

Olá Amiga Del,

Muito obrigado pela sua resposta e pelas gentis apreciações.

Aqui, nestes nossos espaços, tentamos, com alguma dificuldade, diga-se, pois a mãe da Isabel está muito mal há quase dois anos, tentamos, is eu a dizer, partilhar tudo o que nos vai na alma.

Volte sempre.

Nós também a visitaremos.

Um grande abraço

José António

Isabel José António said...
This comment has been removed by the author.
Del Rodrigues said...

Olá amigos José Antonio e Isabel, passei para dizer que saiu o primeiro resultado do concurso e eu passei para segunda etapa. Com ajuda de todos os amigos,inclusive a de vocês. O resultado final sai no fim de fevereiro e início de março. Gostaria de poder continuar contando com a ajuda de vocês, entrando de vez em quando no meu texto e postando comentários.Muito obrigada pelo carinho de vocês.E espero sinceramente que sua mãe melhore...sei muito bem o que ter os pais da gente doente...o meu pai já está doente faz 18 anos, fazendo hemodiálise..é uma luta constante.Mil beijocas amigos.Muita Luz para vcs e para sua mãe!!Até breve...

Del Rodrigues said...
This comment has been removed by a blog administrator.
Isabel José António said...

Já lá estive ainda agora, querida Del! E deixei-lhe um pedido também. Um abraço, Isabel

Isabel José António said...

Del e José António, das últimas vezes que postaram, fizerem sempre dois posts iguais, por isso apaguei um de cada, OK? Deve ter sido quando carregaram no botão para postar... Mas estava-me a fazer confusão ver tudo com posts em dobro! LOL.

Isabel

Vivian said...

Olá,Isabel e José Antonio!

Que bela poesia!!!Ensinar e aprender fazem parte da vida, do que somos!
Vim agradecer a visita de José Antonio.Sejam sempre bem-vindos!
beijos!

Isabel José António said...

Cara Amiga Vivian,

Muito obrigado pela sua visita.

Voltaremos a encontrar-nos, certamente.

Um abraço

José António

Ricardo Cardoso said...

simplesmente profundo!! adorei! :)

Isabel José António said...

Caro Amigo Ricardo Cardoso,

Muito obrigado pela sua visita e comentário.

Um grande abraço

José António

Belisa said...

OLá

Beijinhos e estrelas doces...

poetaeusou . . . said...

*
etéreo,
sublime,
divino,
parabéns,
,
um puro abraço, fica,
*

Gaivotadourada22 said...

Amigos...

Eis aqui um Poema embandeirado de Poesia e a espalhar ensinamentos...
A verdadeira Escola é exatamente essa, a Escola do Coração, do partilhar, do dar e receber... A eterna e verdadeira magia da vida em evolução...
Embora nos conhecendo apenas virtualmente, parece nos conhecermos a muito... Assim, passar por aqui e recolher vossas palavras enche nosso coração de plenitudes...
Quero deixar aqui também um aplauso para minha "Irmã Brasileira" pela sua dedicação e carinho na alegria de ensinar!!!
Um grande abraço e minha vontade de que tudo esteja em harmonia!!!