Sunday, April 19, 2009




NADA SE PERDE, NADA SE CRIA, TUDO SE TRANSFORMA


Tudo na vida um propósito tem

Nada se manifesta ao acaso

Toda a potencialidade contém

A unidade da Vida com que caso


Casamento universal simplesmente

União entre eternas partículas

Que se unem e celebram livremente

Se entregam sem aspas ou vírgulas


E assim na natureza nada se perde

Nada se cria; tudo se transforma

Uma semente que brota e é verde

Da terra irrompe com a sua forma


União dos contrários coabitando

Como duas caras da mesma moeda

Plena expressão do homem amando

Que não esgota mesmo se em queda


Lisboa, 23/Março/2009


José António


(Foto de Isabel)

Sunday, April 05, 2009






Max Plank, vencedor de um Prémio Nobel da Física, afirmou o seguinte:



"Não existe matéria como tal! Toda a matéria se origina e existe em virtude de uma força que faz as partículas de um átomo vibrarem e que mantêm esse minúsculo sistema solar unido. Devemos assumir, por trás dessa força, a existência de uma mente consciente e inteligente. Essa mente é a matriz de toda a matéria".



Comentário de Isabel:


Nesta Era, em que a Física e a Metafísica começam a tocar-se e os cientistas têm frequentemente que recorrer a uma linguagem poética por falta de termos adequados para descrever aquilo que descobrem da realidade, a citação de Max Plank indica a credibilidade com que a actual ciência encara a possibilidade de que, por detrás de tudo, exista uma MENTE, uma INTELIGÊNCIA que mantém unidas as partículas e que dá forma e sentido ao mundo que vemos (e ao que não vemos, mas é ainda mais real, pois lhe serve de suporte).


Mesmo autores agnósticos como Hubert Reeves, o famoso e poético astro físico, se referem à Vida com uma reverência quase sagrada e refrescante, depois de séculos em que a ciência dissecava a matéria comparando-a a um "mecanismo".


Que evolução do pensamento, desde o tempo em que a natureza era dissecada como "mecânica", para a era em que até as máquinas podem ser "inteligentes"!


Mas o mundo de robots decisores também não consegue ter grande apelo para quem tenha tido a VISÃO de uma VIDA transbordando da matéria em que a própria MATÉRIA é ENERGIA tornada MUNDO e SERES...


Os Hindús e os Budistas falam frequentemente da questão de MAYA - a ilusão ...


Mas a ilusão não residirá na existência de um mundo (que podemos experimentar) - mas antes na forma errónea como o interpretamos, através de sentidos que chegam a ser mais limitados que as formas de enxergar, ouvir e "aperceber" de muitos animais e pássaros.


Talvez que a ilusão não seja a realidade do mundo e de nós, mas a nossa identificação com a superficialidade dos passageiros pensamentos e emoções que, ao interferirem com a recta percepção DAQUILO QUE É, nos mantêm reféns de uma roda de acontecimentos e decisões ignorantes.


Para reflectirmos...


Isabel



Lisboa, 5 de Abril de 2009


(Fotos de Isabel).